Ori-Trail Rogaine
O que é o Rogaine?
O Rogaine é uma disciplina de orientação, por equipas, baseada na estratégia.
O objetivo é escolher os controlos a visitar, dentro do limite de tempo definido para a respetiva prova.
A escolha dos itinerários é livre e cada controlo tem uma valorização em pontos (relacionada com a dificuldade física/técnica), sendo o objetivo de cada equipa conseguir a máxima pontuação no tempo definido.
O conjunto de controlos disponíveis deve ser suficientemente alargado para que não seja possível realizá-los todos no tempo da prova obrigando assim à definição de uma estratégia por parte de cada equipa.
Após o tempo limite, existe uma tolerância de 30 minutos, durante a qual a equipa sofre uma penalização por cada minuto de incumprimento, sendo desclassificada se não chegar dentro deste limite de tolerância.
Posso participar sozinho?
Não! Esta é uma prova de equipa que pode ir de 2 a 5 elementos.
Na competição pedestre e em BTT, as equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas, dividindo-se também por escalões etários (ver separador Inscrições).
Nas provas Open não existem restrições de idade/género.
Abastecimento e material:
O princípio geral quanto ao abastecimento é o da autossuficiência, pelo que as equipas devem levar o abastecimento que julgarem adequado para o tempo de prova correspondente.
Não obstante, existirá um abastecimento de água à entrada da Tapada Militar de Mafra e estarão assinalados no mapa, com o símbolo regulamentar (copo de cor magenta) alguns fontanários de água potável.
Aconselha-se a utilização de vestuário adequado à época do ano, bolsa ou mochila, comida energética, recipiente com água, capa impermeável ou agasalho e calçado apropriado.
Cada equipa poderá levar um telemóvel a utilizar apenas em caso de emergência.
Partidas:
Os atletas partem em massa, no horário definido para cada uma das provas.
15 minutos antes da partida haverá uma breve explicação e transmissão de informação pertinente para a prova, procedendo-se igualmente à entrega dos mapas para que as equipas possam definir a sua estratégia.
Cada equipa pode escolher quais os postos de controlo que quer ir, conforme a capacidade física e técnica.
Não é necessário dizer à organização quais os pontos de controlo pelos quais vai passar, podendo a qualquer altura da prova abdicar ou adicionar novos postos de controlo.